Ditadura militar é uma forma de governo onde o poder político é efetivamente controlado por militares
A Ditadura Militar no Brasil teve uma duração de 21 anos, iniciando em 1964 que terminou em 1985. Resultou do golpe dado pelos militares em 31 de Março de 64, com o afastamento de então presidente João Goulart e a subida ao poder do Marechal Castelo Branco. Obviamente que o golpe não ocorreu de uma hora para a outra. Em um contexto de fortes disputas ideológicas.
A nova política, fez surgir à guerrilha de esquerda no Brasil. A educação foi alvo dos ataques de política ditatorial, criaram escolas técnicas que não questionava as ações do governo, a continuidade da repressão política por parte de costa e silva levou parte da classe mediam a viver com medo, esses fatores favoreciam o surgimento de guerrilhas urbanas. Os militares espalhavam, pelos locais públicos, que eles eram perigosos bandidos, qualquer um suspeito de ter ligação com grupos de esquerda, eram severamente punido, muitos da população não suportavam a sessão de tortura, nem todos militares aceitava a pratica de tortura, por desrespeitar os direitos humanos.
Considera-se o governo Médici com o mais característico do período militar. As militares linhas duras perseguiam a todo ou qualquer opositor do regime, o Brasil viveu o chamado milagre econômico, o governo de Médici marcou profunda aliança entre militares e tecnocratas. O Dops e DOI-CODI ambos reprimia qualquer manifestação contra o governo ,de acordo com Delfim Neto ,ele dizia em melhorar a economia do Brasil e depois dividir com a população ,porem não foi isso que aconteceu e o que era considerado milagre se tornou em uma desilusão .
Dizemos que essa foi à época da violência, repressão, tortura, e que as pessoas eram submetidas a fazer o que o governo impunha a elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário