Esta data deve ser lembrada como o início de um processo de emburrecimento e alienação de grande parte da população brasileira. O golpe militar de 1964, derrubando o então presidente João Goulart abriu caminho para a mais violenta ditadura militar já instalada no Brasil.
Tortura, violência política, mortes e perseguições a intelectuais, estudantes, artistas e trabalhadores são os ingredientes mais visíveis da ditadura. Esses fatos foram alimentados por um "realismo político" que em poucos anos foi mostrando a sua verdadeira face. Enquanto exaltavam o nacionalismo, os golpistas abriam a economia às multinacionais, criando a maior dívida externa do Terceiro Mundo. Enquanto proclamavam a "democracia ocidental e cristã", perseguiam, proibiam, torturavam e assassinavam. Enquanto pregavam o moralismo, patrocinavam os maiores atos de corrupção.
A Ditadura Militar foi o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar. Além disso, o Regime Militar de 1964, O golpe militar de 64, Governos Militares, e dentre outros fatores, deram inicio ao período Militar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário